“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Walter Franco
O confinamento recomendado pelo Ministério da saúde e a OMS – Organização Mundial de Saúde, para evitar aglomerações, a cada dia torna-se necessário e URGENTE para nos protegermos, preservando uns aos outros, resguardando nossa família e contribuindo para o bem comum!
É importante manter-se informado, principalmente para saber lidar com esta nova doença e aprender com a experiência dos países que estão sofrendo a mais tempo com as consequências graves do corona vírus, porém, evite se contaminar com o excesso de informações, que gera ansiedade, sensação de constante alerta, medo, pânico, etc., prejudicando o discernimento e o bem estar. Vamos crer que tudo isto será passageiro, se cada um fizer a sua parte!
Temos muitas opções, para ocupar o tempo de isolamento e torná-lo agradável. Ler um bom livro, fazer um curso online, assistir filmes ou séries, escutar músicas, estudar outra língua, pintar, colorir, jogar, tocar um instrumento, cultivar um jardim, cuidar de animais domésticos, cozinhar, fazer uma nova receita, enfim, descobrir novos dons, criando uma rotina em casa de cuidado do corpo e da alma.
É bom aproveitar para utilizar toda a tecnologia disponível e manter-se conectado com os amigos e pessoas que você gosta, em mensagens, videochamadas, telefonemas e brincadeiras, o humor é fundamental! Una-se aos familiares, na boa conversa, jogos, etc., interaja com os mesmos, exercitando a empatia, respeitando o acordo e regras de convívio, colaborando, apoiando, conversando, escutando, compreendendo e estabelecendo uma rotina solidária, a fim de tornar a vida agradável e amenizar as dificuldades durante esse período.
Aproveite para colocar muitas coisas em ordem, aquele armário que espera por uma arrumação, arquivos, fotos, caixa postal, enfim, utilize o tempo e faça o que ficou pendente no período que você estava “ocupado demais”, mas faça com prazer e relaxamento, sem cobrança, tudo sempre dentro do seu ritmo pessoal!
Exercite-se, a inatividade pode produzir desânimo. Cuide do corpo exercitando e se alimentando de forma saudável, beba muita água, procure ingerir vitaminas e alimentos que fortalecem o sistema imunológico e durma bem.
Torne o ócio criativo para aliviar desconfortos, estabeleça hábitos, pois ajuda o dia a acontecer de uma forma organizada e tranquila. Separe também um tempo para o autocuidado e higiene pessoal, pois elevam a autoestima, gera prazer e relaxamento.
Não deixe de pedir ajuda se perceber que não consegue lidar com esta situação – a ansiedade, o medo, a depressão, o pânico, pensamentos relacionados ao ato de se machucar, pensamento ou ideação suicida, entre outros – busque imediatamente ajuda psicológica e psiquiátrica, vários serviços online estão sendo disponibilizados, fique atento e não se esqueça do CVV188).
Uma dica importante para enfrentarmos qualquer situação, e mantermos o equilíbrio, é exercitar – todos os dias – a respiração diafragmática, treinando a respiração e postura que alivia as tenções. Este procedimento consiste em exercitar a RESPIRAÇÃO PROFUNDA com a postura correta, que ajuda na autoconfiança, determinação, vigor, alivia o desânimo, as dores nas costas, enxaquecas, fadiga, depressão, ansiedade e o mais importante, aumenta o sangue oxigenado no cérebro acalmando e aquietando mente e corpo.
Se posicione com a coluna ereta (sem rigidez), gire os ombros para trás, feche os olhos e RESPIRE PROFUNDAMENTE de forma consciente, inspire fortemente pelo nariz, segure o ar por 2sg, em seguida, expire pela boca como se estivesse soprando uma vela – em aproximadamente 10min. Tente PRATICAR isso sempre que possível – de pé, ao caminhar, sentado na cadeira. Quando a boa RESPIRAÇÃO e postura se tornam um hábito, você percebe a influência da graça corporal em sua harmonia emocional.
Não sinta o confinamento como “solidão, mas desenvolva a “solitude”, que é um estado desejável de privacidade que permite a reflexão e a subjetividade.
Treine a mente para pensar positivamente, para que suas reações se revelem de forma positiva, visando novas soluções, assim a imaginação, a criatividade e o bom humor fluem de maneira livre para curar, ajudar e salvar! Tenha fé, faça uma oração! Mentalize sempre – esta situação vai passar!
Segundo Leonardo Boff a pandemia do corona vírus significa uma oportunidade singular para “repensarmos o nosso modo de habitar a Casa Comum (Terra), a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com a natureza. Chegou a hora de questionar as virtudes da ordem do capital: a acumulação ilimitada, a competição, o individualismo, a indiferença face à miséria de milhões […] O que agora nos poderá salvar […] serão as virtudes do novo paradigma, defendidas por muitos e por mim, do cuidado, da solidariedade social, da corresponsabilidade e da compaixão.” (Leonardo Boff)
Nada acontece por acaso, tudo tem uma lição e acabe a nós refletirmos sobre este momento e de como ele pode nos ensinar, o que precisamos modificar em nossa vida para sermos melhores física, emocional e espiritualmente!
Sobre Eneide Caetano
Analista Junguiana membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP), Associação Junguiana do Brasil (AJB) e Instituto C. G. Jung/MG
Diretora de Comunicação do ICGJUNG-MG (gestão 2017/2020-2020/2023)
Especialista em Sexualidade humana e Educação Sexual
Especialista em Psicologia do Trânsito
30 anos de experiência profissional
“O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.” (C.G. Jung)