O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Considerando a importância desses profissionais na vida de qualquer um, a data é relevante e definitivamente merece ser celebrada. Para comemorar, o Telecine montou uma cinelist especial para mostrar que podemos aprender muito com filmes, documentários e outras produções.
Não é de hoje que o Telecine se posiciona e defende algumas causas como marca. No Dia do Orgulho LGBTQI+, a empresa também criou uma cinelist de filmes importantes sobre representatividade, reforçando a relevância do tema. Desta vez, a lembrança é para os professores. E para deixar você com ainda mais vontade de aprender com o cinema, vamos mostrar alguns dos filmes que estão nessa cinelist.
A.I. — Inteligência Artificial.
(Fonte: Telecine Play/Reprodução)
Para evitar o desequilíbrio causado pelo aquecimento global, foram criados os robôs chamados Mecha, que são idênticos aos humanos e capazes de sentir emoções. Dave (Haley Joel Osment) é um modelo criança que sonha ser um menino de verdade e faz de tudo para ficar perto da sua “mãe”. Foi dirigido por Steven Spielberg e indicado a dois prêmios no Oscar, incluindo Melhores Efeitos Visuais.
Dúvida
(Fonte: Telecine Play/Reprodução)
A diretora da rígida escola St. Nicholas é a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), que acredita no poder do medo e da disciplina. Uma das freiras conta a ela que o carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) pode estar dando atenção demais para um garoto. Sem provas, a irmã Aloysius começa uma cruzada moral contra ele.
Parasita
(Fonte: Telecine Play/Reprodução)
Ki-Woo (Choi Woo-sik) é convencido por um amigo a substituí-lo temporariamente no cargo de professor particular da jovem Da-hye (Jung Ji-so). Ao chegar na casa da menina, ele vê uma família muito rica, comandada pela supercontroladora Yeon-Kyo (Jo Yeo-jeong), esposa de um importante empresário. Ao lado dos pais (Song Kang-ho e Jang Hye-jin) e da irmã (Park So-dam), com quem vive em péssimas condições, Ki-Woo arma um plano perfeito para que todos consigam emprego na mansão. A trama, que parecia sem erros, fica comprometida quando imprevistos começam a acontecer. Foi vencedor de quatro estatuetas no Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Eu, Robô
(Fonte: Telecine Play/Reprodução)
Em 2035, robôs são usados como fonte de trabalho por seres humanos e têm um código de programação que impede que façam mal às pessoas. Quando o Dr. Miles é assassinado, no entanto, o principal suspeito é o robô Sonny. Cabe ao detetive Del (Will Smith) desvendar quem é realmente culpado. Foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
Cidade de Deus
(Fonte: Telecine Play/Reprodução)
Rio de Janeiro, anos 1970. Buscapé é um jovem negro e pobre que mora na Cidade de Deus, a favela mais violenta da região. Com medo de que seu único destino seja virar bandido, ele encontra na fotografia uma maneira de escapar dele e com talento passa a registrar o dia a dia da comunidade. Dirigido por Fernando Meirelles, foi indicado a quatro categorias no Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
Vale ressaltar que a cinelist tem outros filmes que podem ensinar muitas coisas, assim como os professores. Quer saber quais títulos fazem parte da seleção? Confira a lista de cinelists do Telecine.
Se você ficou interessado no aplicativo do Telecine entre em contato com um de nossos vendedores e saiba como cadastrar!