Enquanto digito essa matéria o corretor logo sublinha de vermelho a palavra “sororidade” no título. Continua sugerindo outras palavras para corrigir, mas ignoro. Se você ainda está em dúvidas assim como o word o que essa palavra significa, a Super Cabo Multi vai te explicar de um modo bem divertido com dicas de séries e filmes sobre Sagrado Feminino e Sororidade.
Relativamente recente na língua portuguesa, o termo é como uma versão feminina da palavra fraternidade. A palavra soror, originária do latim, se refere a irmã, enquanto ‘frater’ se refere a irmão. Podemos buscar uma definição única para sororidade, mas, na prática, o termo pode ter uma dimensão diferente para cada menina e cada mulher.
É a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.
Para você, o que é ser mulher nos dias de hoje? Talvez não seja tão simples responder assim, de imediato, mas fica mais fácil se você refletir sobre seus principais desafios, lutas e conquistas diárias.
A essência da sororidade é a união entre as mulheres. Então, praticar a sororidade também é parar de sustentar ideias que incitam a rivalidade do gênero feminino. Reflita: quantas vezes você já se pegou julgando uma mulher pelo que ela estava vestindo ou pelo que ela fala? Quantas vezes você já ouviu que as mulheres não se gostam de verdade e só querem competir? Essa rivalidade está tão enraizada que na maioria das vezes passa despercebida e é considerada até natural.
E hoje, trouxemos dicas maravilhosas de séries fantásticas sobre o empoderamento e sororidade. Confira:
HISTÓRIAS CRUZADAS
O filme se passa nos anos 60 no Mississippi (Estados Unidos) e mostra as diferentes realidades de vida das mulheres brancas da alta sociedade e das mulheres negras que trabalhavam como empregadas na casa das primeiras.
O SORRISO DE MONALISA
A história se passa em 1953, quando Katherine (Julia Roberts) é contratada para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Na época, o papel das mulheres era visto apenas como de uma boa esposa. Mas Katherine, determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, inspira suas alunas a escolherem seu futuro.
MARY SHELLEY
No século 19, Mary Godwin, uma jovem de 17 anos, conhece um amigo do pai, Percy Shelley, um homem casado. Os dois se apaixonam e fogem juntos. Quando voltam à Inglaterra, se refugiam na casa de Lord Byron, poeta que lança um desafio para os hóspedes: escrever histórias de terror. Assim nasce “Frankenstein”, o romance gótico pelo qual Mary seria eternamente reconhecida.
FEMINISTAS: O QUE ELAS ESTAVAM PENSANDO?
Um álbum de fotos tiradas pela fotógrafa Cynthia MacAdams, durante a década de 1970, retrata o despertar das mulheres que foram às ruas protestar contra as restrições culturais impostas sobre elas. O documentário revisita as imagens e as mulheres fotografadas contam o que pensavam na época das manifestações e como se identificaram com o feminismo.
MULHERES DO SÉCULO 20
Na Califórnia dos anos 1970, Dorothea se esforça para cuidar do filho adolescente Jamie, apesar de todas as diferenças que existem entre os dois. Para isso, ela conta com a ajuda de duas amigas: Abbie, uma fotógrafa aficionada pela cultura punk; e Julie, uma jovem inteligente e provocadora. Juntas, essas três mulheres ensinam a Jamie lições valiosas sobre a vida, os relacionamentos e o amor.
A Super Cabo Multi deseja a todos uma ótima semana.