Quem nunca ouviu um: “Qualquer lugar do mundo que estiver você vai encontrar um caratinguense.” Nossa terra das palmeiras, terra do menino maluquinho, terra de uma miss- Brasil, dos cartunistas, dos talentos e vozes do Brasil.
A história de Caratinga começou quando os primeiros colonizadores surgiram na região, em 1573, comandados por Fernandes Tourinho. Aqui encontraram a tribo dos índios Bugres, da tribo dos Aimorés, que viviam às margens do rio Bugre que, mais tarde (1878), passou a chamar-se Rio Caratinga. O primeiro desbravador do atual território do Município de Caratinga é atribuído a Domingos Fernandes Lana, natural de Araponga, município de Viçosa. Teria vindo em companhia de amigos, serviçais, escravos, índios catequizados, a procura de poaia (ipecacianha), abundante na região e de grande valor comercial. Acredita-se que aqui tenha permanecido desde o princípio de 1841 até 1847.
Caratinga abriga importantes unidades de conservação ambiental, dentre as quais a RPPN Feliciano Miguel Abdala, que constitui um dos principais remanescentes de Mata Atlântica de Minas Gerais e abriga o muriqui-do-norte, conhecido por ser um dos maiores primatas das Américas. A reserva é um dos atrativos locais e recebe pesquisadores de outros países para estudos e análises. Também se destacam marcos como a Pedra Itaúna, fazendas centenárias, cachoeiras e lagoas na zona rural e o complexo paisagístico da Praça Cesário Alvim, que inclui a Catedral de São João Batista, construída em 1930.
Ficou oficializado o hino Caratinga cidade esperança, versos de autoria do ilustre sacerdote Padre José Rocha de Castro, fundador do Ginásio Nossa Senhora das Graças, pelo decreto lei 38A/51, em 26 de outubro de 1951, pelo então prefeito Euclides Etienne Arreguy (Dr. Maninho). A Bandeira do município de Caratinga e o brasão foram criados oficialmente em 1 de maio de 1977 pelo decreto Lei nº 975/77, do então prefeito municipal João da Costa Mafra (João do Tino) e seu desenho original é autoria do desenhista e servidor público Célio Hott, vencedor do concurso no qual foi escolhida a referida bandeira, no mandato do prefeito Moacyr de Mattos.
Caratinga é história, é cultura e raiz. Sentimento de pertencer, quando a vida já criou raízes.
Em poucos dias Caratinga comemora mais um aniversário. Nós da Super Cabo Multi desejamos fé, sabedoria, discernimento e superação á todos caratinguenses. É um orgulho fazer parte dessa família, da história e pertencer a Caratinga. Nossa história não para.
“Caratinga, cidade esperança! Flor da mata, gentil arrebol! Seja fé tua seiva divina, seja a hóstia sagrada o teu sol!”; “Têm mistérios teus céus encantados! Que um dia aspirou o teu ar, não esquece jamais e, se parte! Há de em breve saudoso voltar.” Padre José Rocha.
Parabéns Caratinga pelos 172 anos. Quem a conhece, não esquece jamais.