Em 30 de setembro de 1871, começava a história da cidade. Inicialmente ela recebeu o nome de Santa Rita do Turvo, que foi alterado, em 1876, para Viçosa de Santa Rita, e, em 1911, simplesmente para Viçosa.
A cidade, que hoje é referência em educação para todo o país, comemora 149 anos.
Viçosa é uma cidade do interior de Minas Gerais, localizada a 225 km da capital Belo Horizonte e a cerca de 168 km da Manchester mineira, Juiz de Fora. Conhecida tradicionalmente por ser uma cidade universitária, Viçosa abriga uma das universidades federais mais bonitas do Brasil, a UFV; além de mais 4 instituições de ensino superior. Além disso, é uma cidade relativamente pequena, com pouco mais de 70 mil habitantes, que se caracteriza pela produção do melhor doce de leite do Brasil; e é uma cidade que tem temperaturas médias em torno de 19°C.
No dia 18 de outubro de 1883, foi criado o distrito de Santo Antônio dos Teixeiras e anexado ao município de Viçosa de Santa Rita e 6 de novembro de 1890, e em 14 de setembro de 1891, foi criado o distrito de São Vicente do Grama e anexado ao município de Viçosa de Santa Rita. Em 1885 o então presidente Arthur Bernardes, trouxe estrada de ferro para o município, o que desencadeou o desenvolvimento da cidade. No ano de 1911 o município passou a ser chamado de Viçosa.
Fundou-se em 1926, por Arthur da Silva Bernardes a ESAV, Escola Superior de Agricultura e Veterinária. Em 1969 aconteceu a federalização, passou a levar o nome de UFV, Universidade Federal de Viçosa. A universidade passa a atrair estudantes e professores por buscas de emprego contribuindo assim para o crescimento e a expansão de Viçosa. De 1950 a cidade estava passando por uma reurbanização, construções de edifícios, reformas das principais avenidas, construção de colégios. A linha de trem foi desativada em 1994, devido à falta de passageiros. Na década de 90 surgem maiores edifícios e em 2001 instalação de colégios de ensino superior.
O ex-presidente Arthur Bernardes era de Viçosa, o que faz com que existem várias homenagens a ele espalhadas pela cidade. A Casa Arthur Bernardes, por exemplo, foi construída em 1926 para funcionar como uma casa de férias do presidente, e atualmente funciona como um espaço cultural da cidade.
Além da beleza externa, a UFV abriga diversos museus e locais que valem a visita. No caso do Museu Histórico, há um grande acervo sobre a história do Brasil e de Minas Gerais. Além de ser extremamente charmoso por fora, seus objetos são muito interessantes.
Nos orgulhamos muito em partilhar, comemorar e participar da história dessa cidade que nos acolheu e na qual cultivamos diariamente gratidão pelo acolhimento e confiança. Valendo a pena cada esforço contínuo e dedicação.
A Super Cabo Multi deseja os parabéns a todos os viçosenses e aos que, de alguma forma, fazem parte da história dessa cidade!