Competições típicas bávaras, bandas e cardápio exclusivo estão a disposição dos turistas brasileiros e internacionais que invadem o estado. Enfim, a saudade da Oktoberfest, depois de dois anos sem o evento, não podia esperar mais. Atrações exclusivas para esta época do ano, que seguem até 31 de outubro.
A Oktoberfest também está presente na cultura. Além da música alemã, que já faz parte da programação anual do Norden, a agenda foi intensificada com grupos folclóricos, que se apresentam entre as mesas, deixando o ambiente ainda mais animado.
As competições ainda provocam a integração entre as pessoas e premiam quem serrar lenha mais rápido, acertar o bretzel na direção correta ou ainda quem conseguir segurar um caneco de um litro de chope por mais tempo.
O objetivo é oportunizar a atmosfera dos biergartens que marcam a Oktoberfest da Alemanha em Blumenau. Enfim, boa gastronomia, cervejas especiais, cultura e o público que aproveita desde o almoço até a noite, em família ou amigos. Tudo isso ao ar livre quando possível, criando memórias inesquecíveis.
Mesmo que chova, a programação é mantida e acontece na área coberta da Vila Germânica, que tem decoração tradicional das famílias de imigrantes. Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja, que tem a cultura, a gastronomia e as bebidas com inspiração alemã como protagonistas. (Fonte Jeff Severino)