Sexta-feira, 5 de abril, é uma data muito importante para a Rede de Ensino Doctum. Há 88 anos, em 1936, nascia a missão carregada até os dias de hoje pela instituição: transformar a vida das pessoas pela educação. Esta missão é um dos principais motivos para a Rede Doctum celebrar mais um ano de existência. Ao longo destas mais de oito décadas de história, milhares e milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pela instituição. Os alunos que por ela passaram estão em todos os cantos do país e são a prova de que a educação é a peça-chave para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e igualitária.
O começo de tudo
Para contar esta história é preciso viajar um pouco no tempo e voltar no ano de 1936, quando foi fundado o “Ginásio Caratinga”, que na época, era o único em toda a região Leste de Minas. O professor Cláudio Leitão, presidente da Rede Doctum, relembra com entusiasmo deste momento marcante e histórico para a educação de Caratinga. Cláudio conta orgulhoso sobre a assembleia comunitária realizada naquele ano para a fundação do ginásio. A assembleia, segundo ele, contou com a presença do saudoso Reverendo Uriel de Almeida Leitão, pai dele, que havia recém-chegado a Caratinga e fez um discurso em defesa da educação.
“Quem abre a assembleia é o bispo Dom Lara e quem faz a ata é o Etienne Arreguy. E, nesse dia, um jovem, que tinha chegado à cidade há um ano, vindo de Pernambuco (PE), foi o último a falar nessa assembleia entusiasmada com as possiblidades de Caratinga ter um ginásio e avançar com a formação dos seus filhos. E há 88 anos essa revolução acontece na vida dessas pessoas. São dezenas, centenas, milhares de pessoas, que tiveram a sua vida transformada através do conhecimento e da educação. A nossa missão permanece até hoje intocável. Que é a missão de transformar a vida das pessoas da nossa comunidade, criando oportunidades para que elas possam construir a sua vida”.
A primeira turma ginasial se formou no ano de 1941. O curso tinha 5 anos de duração, mas nesse mesmo ano passou a durar apenas 4. Até que em 19 de agosto de 1943, o saudoso Reverendo Uriel, pai do professor Cláudio, assumiu o ginásio como diretor geral.
A partir dessa época, o Reverendo Uriel se consolidou como um grande educador e, ao mesmo tempo, a cidade ganhava um projeto ousado, que mais tarde seria reconhecido como um dos responsáveis pelo desenvolvimento de toda a região. Em 1948, o Reverendo Uriel deu início às construções do primeiro prédio próprio da instituição. Já em 25 de novembro de 1958, o antigo “Ginásio Caratinga” como mantenedora, passou a se chamar “Sociedade Colégio Caratinga”. O Colégio Caratinga mantinha dois internatos, um masculino e um feminino, que chegou a abrigar 200 alunos de várias regiões para o curso ginasial e curso científico. Depois, ele se expandiu com a oferta de cursos de formação de professor primário e técnico de contabilidade. Nos anos 60, o Colégio Caratinga já contava com mais de 2 mil alunos.
Em novembro de 1968, começava a valer uma nova lei, que regulava o ensino superior no Brasil. Ela ficou conhecida com a “Reforma Universitária” e, a partir do início de 1970, com o aumento da demanda por cursos de graduação, a quantidade de instituições privadas, o ensino superior particular ganhou força. Após a reforma educacional, a partir de 1971, que reformulou os ensinos de 1º e 2o graus, tornando este último obrigatório e profissionalizante, o aumento do número de concluintes do 2º grau na cidade e a instalação de grandes indústrias na região, já com 4 blocos de edifícios apropriados para escola, sendo fechados os internatos por desatualização, a Rede de Ensino Doctum partiu para a formação superior, com o início do processo de criação de sua primeira Instituição de Ensino Superior (IES).
Projetos e Parcerias
A Rede Doctum também comemora “Bodas de Pera” pelos seus 88 anos de união com a educação se fortalecendo cada vez com o firmamento de projetos e parcerias. E, se tem algo que move a instituição durante esses mais de 80 anos de existência, são essas parcerias e projetos. Eles são inúmeros e três deles merecem ser destacados por sua relevância.
Convênio com a UFMG
O ano era 1985. Uma sessão solene com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dos diretores das Faculdades de Filosofia e Ciências Humanas e de Ciências Econômicas da UFMG, de autoridades municipais, imprensa, a Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa (SPEP) assinou um convênio de cooperação mútua nos campos técnico, científico e pedagógico. Na oportunidade, foi feito o lançamento do curso de pós-graduação em Administração de Empresas e Organizações; exposição do projeto “Agora Sim” da Faculdade de Medicina da UFMG; lançamento do projeto “Nossa História” pelo Departamento de
História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG; exposição pela Faculdade de Arquitetura da UFMG, do projeto de “Estudo dos Problemas Urbanísticos de Caratinga”; assinatura do intercâmbio (Faculdade de Ciências Contábeis de Caratinga e Departamento de Ciências Contábeis da FACE-UFMG); e criação do IEPADER – Instituto de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Desenvolvimento Regional. E nesse mesmo ano, em conjunto com a busca pela expansão da oferta de curso superior e a demanda da região, a instituição preparou o processo requerendo ao Conselho Federal de Educação (CFE), os cursos de Serviço Social e Administração de Empresas.
Convênio com a FAPEMIG
No ano de 1995, foi criado o Núcleo de Pesquisa e Extensão, o NUPE. Ele tinha por objetivo incentivar, implantar e fomentar a pesquisa dentro da instituição e da comunidade. O NUPE iniciou suas atividades em março de 1995 e em dezembro já teve projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
O “Custo da Cesta Básica em Caratinga”, “Evolução do Produto Interno Bruto de Caratinga” e “Memória de Velhos Trabalhadores”, que através da oralidade procurava resgatar a história local, foram os projetos aprovados inicialmente. A criação do NUPE e seu vínculo com a Fapemig elevaram Caratinga à condição de única cidade do interior a contar com este importante trabalho naquela época. Nessas quase nove décadas, a Rede Doctum desenvolveu inúmeros projetos e ações de extensão, por meio dos cursos de graduação, fortalecendo assim sua relação com as comunidades nas quais está inserida. A área de extensão alcançou milhares de pessoas. Entre algumas atividades realizadas está uma pesquisa coordenada em 1996 pela professora Vânia Oliveira, do curso de Serviço Social. Intitulada de “Crianças e Adolescentes em Situação de Risco de Caratinga”, tal pesquisa só foi possível graças ao convênio entre o NUPE e a FAPEMIG.
Projeto de Inclusão Digital
Em maio de 2002, com as presenças de autoridades municipais, estaduais e federais, era inaugurado o Laboratório de Inclusão Digital (LID). Ele foi o primeiro laboratório de informática de Minas Gerais.
O LID surgiu por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Caratinga, com a participação das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC).
O LID tinha como objetivo o ensino básico de informática, visando desenvolver um modelo para o processo de inclusão digital e universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação, além da adoção de software livre nas instituições de ensino.
O laboratório de informática permitia o uso educacional e comunitário, e atendia instituições públicas de ensino municipais e estaduais.
Filantropia
O compromisso social sempre foi um dos valores e uma das marcas registradas da Rede Doctum. Dentro dessa visão, desde a década de 70, quando foi criado o curso superior de Ciências Contábeis – o primeiro a ser ofertado – a instituição sempre se preocupou em criar, desenvolver e apoiar programas voltados para a comunidade. Em busca de uma educação transformadora, a democratização do acesso ao ensino superior, ofertando bolsas de estudo, até hoje é um dos principais pilares da instituição.
“Esse compromisso social que nasce com a própria formação permanece até hoje. No nosso último balanço social, mais de R$ 20 milhões em bolsas de estudo foram dadas em um ano apenas pela instituição. Então, a gente continua com essa missão, que nasceu nesse dia, dessa assembleia comunitária. Eu tenho o prazer e um orgulho muito grande de, praticamente, metade desse tempo de existência, eu estar trabalhando e dirigindo esse projeto educacional aqui em Caratinga. O Ginásio de Caratinga é o começo de tudo. Depois, veio o colégio Caratinga, a Faculdade de Ciências Contábeis,
Faculdade de Serviço Social, e, posteriormente, vieram vários cursos, as Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) e toda a sua história junto com a história do ensino técnico e do ensino da educação básica”, comenta o professor Cláudio.
Para o presidente executivo da instituição, Pedro Leitão, promover o acesso à formação acadêmica a quem não tem condições financeiras é uma marca muito importante porque poucas organizações completam esse tempo de existência.
“Ao longo desses 88 anos, a instituição teve várias mudanças. Muitas pessoas passaram por ela, muitas transformações aconteceram, mas tem algo que se manteve desde o início e é a missão da instituição. Que é o fato de a instituição ter nascido e hoje se mantém com o propósito de dar oportunidade para as pessoas, ou seja, transformar a vida das pessoas pela educação. Então, isso se manteve ao longo de toda a sua existência e em todas as suas fases. Isso é o que hoje fortalece a nossa visão”, afirma Pedro.
Atualmente, a Rede Doctum oferece desde a educação básica ao ensino superior. Com mais de 80 anos de tradição e experiência, possui unidades próprias e polos parceiros espalhados em Minas Gerais e no Espírito Santo. Movida por desafios e inovações no mercado educacional, a visão da Rede Doctum é ser uma rede de ensino inovadora, capaz de preparar os alunos para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.