A importância da internet para a economia vem crescendo, contribuindo para que várias empresas aumentem suas vendas na loja, sendo um tema já sido discutido por vários especialistas em negócios e finanças. E por que não aproveitar o tempo que você gasta na internet para também aumentar suas vendas de maneira mais fácil e ágil?
Não tem mais volta! Com essa quarentena as compras online dispararam!
A internet e a conectividade invadiram nossas vidas, está presente em tudo que fazemos e não seria diferente nas nossas relações comerciais. As pessoas hoje estão mais objetivas e com pressa, quando precisam de um serviço ou produto a primeira coisa que fazem é pesquisar na Internet, seja no facebook, Google ou Instagram. Os consumidores querem saber sobre o que as empresas estão falando, quais ofertas, produtos e novidades você está oferecendo e até em alguns casos qual o posicionamento da sua empresa nas causas sociais.
Seus possíveis clientes querem conhecer bem sua empresa antes de sair de casa e saber se vale a pena fazer uma visita, apenas olhando para a telinha do tablet, smartphone ou computador.
Se você está pensando em montar um negócio online é preciso entender que, além de contar com todas as ferramentas adequadas vai ter que investir também em treinamento e informação. A ferramenta correta não adianta sem o conhecimento necessário para que ela seja utilizada. Por isso, separamos aqui sete segredos para aumentar as vendas na web. Há pouco tempo atrás, com o surgimento do comércio eletrônico, todo o seu potencial e principalmente pelos benefícios que ele traz – como um investimento mais baixo do que num empreendimento tradicional, os aspirantes a empreendedores viram no comércio eletrônico uma maneira de satisfazer esse seu desejo.
Nessa situação, a primeira idéia é abrir um site para vender alguns produtos. E logo se depara com uma série de questões que nunca havia passado pela cabeça até ver que não está conseguindo vender nada ou que não está sendo suficiente para a sua sobrevivência.
Se você ainda não tem ideia por onde deve começar, acompanhe nossa Super Dica e mãos à obra – online!
- Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios é um documento utilizado para expor os objetivos de um negócio e definir sua estratégia de atuação. Ele auxilia o empreendedor a entender os prós e contras de cada ideia e a calcular os investimentos que deverão ser feitos.
Informações sobre o ramo de atuação de sua loja virtual, produtos que serão comercializados, concorrentes e fornecedores, também são essenciais em um bom plano de negócios.
- Informe-se sobre e-commerce
Informação é poder quando se trata de vender pela internet. Antes de abrir seu próprio negócio, faça todas as pesquisas e treinamentos necessários. Participe de workshops, palestras, cursos e converse com pessoas que já tenham experiência com lojas virtuais.
- Tenha uma loja de fácil entendimento
Um bom layout é fundamental para o sucesso de toda loja, porém, isso não quer dizer que ela precise ter um detalhe em cada centímetro. Organização e objetividade são as palavras-chave para uma loja de fácil entendimento. O importante é não deixar seu cliente confuso e/ou perdido.
- Organize seus produtos por categorias
As categorias servem para organizar sua loja e situar os clientes dentro dela. Nenhum consumidor gosta de procurar por produtos durante horas, por isso, eles devem estar devidamente separados por categorias.
- Seja honesto com seus clientes
“Passar a perna” em seus clientes não é sinônimo de esperteza e muito menos de lucro. Cedo ou tarde, sua loja passará a ter uma má reputação e será difícil reverter essa imagem. Pense antes de aplicar promoções e prometer fretes em prazos curtos. Só prometa o que realmente pode cumprir.
- Facilite o atendimento
Em sua loja virtual, deixe telefones e e-mails para contato em locais visíveis. Para manter um bom relacionamento com seus clientes, não demore para respondê-los e mostre-se sempre educado e atencioso. Seja o mais “humano” possível – trate o cliente pelo nome e livre-se das respostas prontas. Isso trará mais credibilidade à loja.
- Dê informações detalhadas sobre os produtos
Se você quer ter sucesso ao vender pela internet, dê informações detalhadas sobre seus produtos. Informe os preços, tamanhos, cores, formas de pagamento e de entrega de seu produto, deixando tudo isso bem claro ao cliente. Insira fotos reais e de qualidade na descrição, e se possível, demonstre os detalhes de sua mercadoria.
- Mantenha sua loja atualizada
Busque novos produtos e troque os banners da página inicial regularmente. O cliente está sempre procurando por novidades e uma loja que nunca é atualizada, automaticamente é deixada de lado.
- Divulgue sua loja
Crie um blog para falar sobre assuntos pertinentes a respeito de sua loja e seu ramo de atuação. Tenha uma presença ativa nas redes sociais, como: Twitter, Instagram e Facebook. Use-as para interagir com seus clientes, criar promoções, e esclarecer dúvidas, ao mesmo tempo em que divulga seu negócio. Em todas essas atividades, tome cuidado com erros ortográficos. Um bom texto faz toda a diferença.
- Aposte no pós-venda
Manter o cliente satisfeito é de extrema importância para a boa imagem de sua loja virtual. Envie e-mails de agradecimento ou mensagens em seu aniversário, oferecendo algum desconto, por exemplo. Tudo isso conta para o sucesso de suas vendas.
A Super Cabo Multi deseja a todos um excelente final de semana.