Em mais uma ação de comemoração pelos seus 70 anos, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), marcará presença na EXPO FAVELA 2024, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Com o tema “Favela Literária”, a programação inclui acesso a um amplo acervo de publicações de autores mineiros, atividades como slam de poesia, pitch literário, contação de histórias, oficina de livro cartoneiro e roda de conversa. O estande estará aberto durante todo o evento, das 10h às 18h. As ações têm correalização do Instituto Periférico, com apoio do Sebrae.
O estande da Biblioteca será um espaço dedicado à promoção da literatura mineira e com uma programação inovadora e acessível para todos os visitantes, que terão acesso a importantes livros de autores de Minas Gerais, valorizando os escritores do estado e formando novos públicos.
Para quem não está familiarizado, o slam de poesia é uma competição de poesia falada. O slam Clube da Luta irá convidar três poetas vencedoras de outras edições, e a competição será realizada em apenas 01 rodada de performances, com tempo de 30 minutos. Cada participante apresentará três poemas originais, com apresentação limitada a três minutos por poema. Um júri atribuirá notas de 0,0 a 10,0, lembrando que o uso de elementos cênicos, figurinos e música é proibido. O slam acontecerá no palco gastronômico no dia 13 de setembro, das 16h às 16h30.
A oficina de livro cartonero, uma atividade voltada para todas as idades, acontecerá no dia 14, às 10h30 e 16h30, no estande da Biblioteca. A artista Bia Mon estará à frente dessa ação, e não é necessário fazer inscrição prévia. As publicações cartoneras são livros feitos à mão, com capas de papelão reutilizado, pintadas uma a uma, de forma artesanal. Cada exemplar é único. Trata-se de um movimento editorial democrático, sustentável, acessível e artístico.
A contação de histórias com o pedagogo Carlos Barbosa ocorrerá no auditório 3, no dia 13, às 10h e 15h. Durante a atividade, que será dividida em dois blocos, ele apresentará várias obras, incluindo “O segredo das mãos”, “A primeira viagem do rapaz” e “A briga das lagartixas”. Embora a atividade seja preparada especialmente para crianças, toda a família pode participar.
A roda de conversa “Meu Negócio é Literatura” também ocorrerá no dia 13, às 11h20, no auditório 3, com a participação de Tom Nascimento, Nívea Sabino, Thais Alessandro e Júlia Elisa. Será uma conversa com essas pessoas sobre outros caminhos para ganhar dinheiro, para além de escrever e publicar um livro. É abrir os olhos para os escritores(as) que o mercado editorial é amplo e quem escreve tem várias formas de “explorar” seu mercado.
Uma das atividades destacadas da programação da biblioteca e que também está inserida no âmbito do programa “Meu Negócio é Literatura” é o pitch literário, que acontecerá no auditório 3, no dia 14, das 09h30 às 15h30. A iniciativa visa apoiar autoras, autores e editoras independentes de Minas Gerais, estimulando a criação literária e promovendo a inclusão social por meio da diversificação dos acervos das bibliotecas públicas. Os resultados da seleção serão anunciados no palco principal às 16h30. O Pitch Literário é patrocinado pela Cemig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realizado em parceria com a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual. Tem apoio da Plataforma de fomento e cultivo à literatura independente, IBI Literário e do Sebrae.
O Meu Negócio é Literatura é um programa do Governo de Minas em parceria com o SEBRAE, que visa promover uma aceleração da cadeia produtiva com foco no empreendedorismo criativo, tendo as bibliotecas públicas como espaços culturais para o desenvolvimento de atividades formativas e rodadas de negócios com o objetivo de ensinar como transformar talentos em renda.
Segundo o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, Lucas Amorim, participar da Expo Favela com a Favela Literária é uma oportunidade única para a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais reforçar seu compromisso com a transformação social por meio da leitura. “Acreditamos que a leitura é um pilar fundamental para o desenvolvimento pessoal e comunitário, pois abre portas para novos conhecimentos e perspectivas, além de promover a inclusão e o fortalecimento da identidade cultural. A Favela Literária será um espaço de leitura que contará com diversas intervenções artísticas, como oficinas, contação de histórias, palestras e slam de poesia”.
Programação completa – Favela Literária 2024
Estande: 10h às 18h