Na manhã desta terça-feira dia 02/06 o Instagram foi tomado por imagens pretas publicadas por artistas e anônimos. O movimento “Blackout Tuesday” (em tradução livre “terça-feira do apagão”), tem como objetivo fazer um protesto virtual. Motivada pelo homicídio de George Floyd, homem preto que foi asfixiado por um policial branco nos Estados Unidos.
O “apagão” tem como objetivo mostrar apoio à comunidade negra do mundo, além de permitir que postagens e mensagens passadas por pessoas negras tenham mais visibilidade no feed.
As postagens começaram quando gravadoras como a Atlantic Records, Columbia e a Warner anunciaram que deixariam de postar conteúdos das marcas para que os funcionários pudessem ir às manifestações antirracistas que acontecem nos Estados Unidos há uma semana. Depois do posicionamento das gravadoras, diversos nomes do mundo da música interacional e nacional aderiram ao protesto.
Com isso a indústria musical, se comprometeu a suspender os negócios e não lançar nenhum conteúdo às terças-feiras. O Spotify aderiu e vai adicionar uma faixa de 8 minutos de 45 segundos de silêncio em certas listas de música e de podcasts. Rapidamente, o movimento se espalhou por toda a internet. Famosos, anônimos e empresas se reuniram em torno do combate ao racismo e a favor da solidariedade e empatia.
Nós da Super Cabo Multi reforçamos nosso respeito e solidariedade neste momento, que exige união e reflexão.
Para isso, separamos 10 sugestões dentro desse tema para você assistir esse final de semana.
1) OLHOS QUE CONDENAM – NETFLIX
É até difícil descrever essa série. Apesar de ser uma história que provoca comoção e revolta, a série é excepcional. Olhos que Condenam conta o caso real de um crime e uma série de infelicidades que ocorreram em Nova York no ano de 1989. Muitos acontecimentos do passado demonstram relação específica com problemas do presente, mas a obra “Olhos que Condenam” retrata com muita intensidade e crítica as questões raciais, sociais e políticas que ainda permanecem no mundo. A minissérie começa e termina com foco nas crianças acusadas e condenadas injustamente por um terrível crime, o que se torna mais um crime por si só, os acompanhando no meio dos julgamentos, perseguições e lutas pela reivindicação da justiça e da verdade até mesmo após sua soltura, tentando sobreviver em um mundo que eles não puderam ver crescer e viver.
2) INFILTRADOS NA KLAN – TELECINE
Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
3) DJANGO LIVRE – GLOBOPLAY
No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais.
4) 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO – NETFLIX
Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.
5) AMERICAN SON – NETFLIX
O filho adolescente de um casal inter-racial desaparece. Enquanto eles esperam por notícias, o clima na delegacia fica cada vez mais tenso. O filme parece meio enfadonho, tudo se passa num único cenário que envolve apenas 4 atores. Mas quando você penetra no cerne dos diálogos, quando tenta entender o racismo institucionalizado exposto pelo filme, a emoção toma conta e segue até o fim, na angústia por saber o paradeiro de Jamal. As memórias trazidas pelos diálogos, a lembrança dele pequenino, sem flashbacks, permitem que a gente imagine e viaje junto aos personagens, explodindo de emoção no final.
6) MÃOS TALENTOSAS: A HISTÓRIA DE BEN CARSON – NETFLIX
O Dr. Ben Carson, neurocirurgião de fama mundial, tem origem humilde e protestante em Detroit. Ele torna-se diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, aos 33 anos. Uma história real e comovente. Superação e dedicação.
7) A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C.J. WALKER – NETFLIX
Baseado em uma história real. Uma afro-americana que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária pelo próprio esforço. A trama é baseada no livro “On Her Own Ground”, de A’Lelia Bundles, tataraneta de Madam C.J. Walker, que também está envolvida no texto da minissérie.
8) RAÇA E REDENÇÃO – HBO
Uma história real extraordinária, Sam Rockwell e elenco afiado. Uma escola de negros de Durham pega fogo e acidade dominada por brancos e a Klan deve decidir se os alunos negros ficarão para trás ou serão integrados na escola de brancos. Este fato histórico foi uma das últimas barreiras raciais, depois do voto, e frequência em ambientes sociais. O excelente Rockwell interpreta o dono de um posto de gasolina que lidera a Klan local e atrai a juventude branca. Ele só vende para brancos. Esta situação escolar trará um conciliador para ajudar na discussão e decisão. Ao longo do filme as razões que o levaram para a Klan vão sendo questionadas e ele poderá tomar novos rumos.
9) O MORDOMO DA CASA BRANCA – HBO
Cecil viveu a dureza da escravidão. Depois, trabalhou como mordomo na Casa Branca e testemunhou acontecimentos que mudaram o rumo da nação durante oito mandatos presidenciais. Enquanto isso, precisava ser marido e pai em uma sociedade turbulenta.
10) O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA – TELECINE
Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.
Qual desses filmes vocês já assistiram? Podem deixar no nosso direct da Super Cabo Multi mais indicações.
Um excelente final de semana para todos!