O Ministério da Saúde elaborou uma orientação para que, em todo Brasil, as pessoas com sinais e sintomas de Covid-19 possam procurar uma unidade de saúde mais próxima logo no início da doença e, após a devida avaliação médica, possam ter a opção de receber prescrição de medicamentos utilizados para tratar o coronavírus com doses seguras.
O Conselho Federal de Medicina já conferiu a autonomia aos médicos para prescrição desses medicamentos, e os pacientes poderão optar por recebê-los.
O Município de Caratinga publicou na última quarta-feira, dia 1 de julho, em seu Diário Oficial um Protocolo de Tratamento Precoce para o COVID 19, que regulamenta a execução do protocolo em Caratinga.
Na data de hoje, dia 2, a secretária municipal de Caratinga, Jacqueline Marli dos Santos, e a pneumologista, Dra. Maria José, falaram sobre o assunto.
De acordo com Jacqueline, a inserção do protocolo foi baseada em experiências exitosas de outras regiões. Ela falou que o documento tem como proposta direcionar a atuação dos profissionais médicos em relação à prescrição de medicamentos para casos suspeitos e confirmados, apesar de não haver obrigatoriedade do uso do protocolo.
O município está trabalhando para que, em breve, os medicamentos sejam disponibilizados de forma gratuita para toda a população.
Durante esta semana, médicos e enfermeiros participaram de um treinamento para a inserção e efetivação das novas medidas de enfrentamento do novo coronavírus.