No momento de pandemia em que vivemos, é de suma importância que toda a população entenda como se dá o processo de atendimento no sistema de saúde.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou o fluxo de atendimento para esses pacientes suspeitos de contaminação por COVID-19.
As pessoas que suspeitarem de contaminação pelo novo coronavírus devem procurar os seguintes locais: Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, Casa de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento, nos horários em que os demais equipamentos não estiverem funcionando.
As UBS´s funcionam das 13H às 17H EXCLUSIVAMENTE PARA ATENTIMENTO PRESENCIAL DE CASOS SUSPEITOS OU POSITIVOS DE COVID-19. Os pacientes também podem solicitar informações via telefone diretamente Na Unidade onde está cadastrado.
A Policlínica funciona das 07H ÀS 17H para atendimento presencial ou pelo telefone 3329-8032.
Após o horário de atendimento da Policlínica e Unidades Básicas de Saúde, as pessoas que demandarem algum tipo de atendimento tem duas opções:
- Ambulatório do PSF do Bairro Santa Cruz que funciona de segunda a sexta-feira das 18H às 23H ou pelo telefone: 3329-8014
- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO que funciona 24h, 7 dias por semana.
Após o atendimento em um desses locais, o paciente, se notificado como caso suspeito e sintomático é informado sobre a opção de tratamento precoce, um protocolo novo adotado pelo Município a partir do dia 02/07/2020 após orientação do Ministério da Saúde. Se optar por realizar o tratamento precoce ele recebe a prescrição dos medicamentos já referenciados pela equipe médica de referência para Covid-19 do Município.
Após a notificação, a Central de Monitoramento encaminha o paciente para quarentena e passa a monitorar o paciente e seus contatos via telefone em intervalos de até 48 horas. Após 8 dias do início dos sintomas, é realizado o teste, conforme protocolo determinado pelo Ministério da Saúde.
Quando o resultado do teste é negativo, mas o paciente permanece sintomático, é recomendado que seja feita uma reavaliação médica.
Já nos casos positivos, o monitoramento do paciente é feito diariamente pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde através de consultas telefônicas. Caso o paciente não more em área coberta por um PSF, o acompanhamento é feito pela Policlínica, também através de ligações. Quando o paciente apresenta piora dos sintomas, é agendada uma consulta médica presencial.
Em caso de necessidade de internação, a gestão dos leitos é realizada pelo Governo do Estado através do Sistema SUS Fácil. Diante de uma necessidade de leito em qualquer cidade do Estado a demanda é lançada no sistema que busca o leito seguindo os critérios já parametrizados pelo mesmo, levando em conta a necessidade do paciente e a proximidade do domicílio. Na maioria dos casos os pacientes de Caratinga e região são encaminhados para a referência para o tratamento de COVID-19 que é o Casu (Hospital Irmã Denise).Vale ressaltar que, nos casos de internação, o paciente é encaminhado primeiramente para a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), e em seguida para o CASU.
Após o cumprimento da quarentena, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde para que seja feito o documento de alta, que, posteriormente, é apresentado para o Departamento de Vigilância em Saúde.