Covid-19 e dólar em alta aquecem busca por hotéis no Brasil. Sem dúvidas muitos planos de viagem foram alterados neste ano por conta da pandemia do novo Coronavírus, que tornou as viagens internacionais proibitivas, ajudados também pela alta do dólar. Também impactaram sobre as viagens internacionais as exigências feitas aos turistas de fora por alguns países, a exemplo da nossa vizinha e não tão amiga Argentina. Assim, entre as restrições impostas estão: quarentena, exame negativo de Covid-19 e controle de temperatura, fora os países que estão bloqueando a entrada de estrangeiros, mesmo seguindo as recomendações da OMS, como é o caso do Uruguai.
Portanto, para tentar driblar estas questões, muitos têm optado pelo turismo nacional, por isso, a ocupação dos hotéis vem se recuperando. Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo, houve uma alta de 40% nas buscas por hotéis e pousadas em setembro e outubro. Diante disso, colaborou para esse aumento percentual, o relaxamento das medidas de prevenção pelas autoridades.
Dessa forma, a retomada do turismo nacional contou também com a alta do dólar e do euro, que começou 2020 cotado a R$ 4,50 e chegou a R$ 6,62 em outubro. Assim, a variação do dólar impacta para quem vai viajar, não só com o preço das passagens, mas também outras despesas, como estadia, alimentação, transporte, lazer, etc. Logo, mesmo para viagens rumo a Europa, por exemplo, onde se usa o euro, a moeda americana serve como referência monetária. Segundo a Organização Mundial do Turismo, nos primeiros oito meses deste ano, as viagens internacionais tiveram uma queda de 70% em relação a 2019, devido à decretação do estado de pandemia pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Especialistas estimam que o turismo internacional só retomará a normalidade em 2022.
Diante disso, para fazer frente às dificuldades impostas por esse momento tão delicado, hotéis, pousadas e hostels, no Brasil, tem feito todos os esforços no sentido de agradar e fidelizar seus hóspedes. De acordo com o Ministério do Turismo, a rede hoteleira disponibiliza hoje no Brasil 4.400 quartos para os seus hóspedes. Para cada um dos estabelecimentos o grande desafio é manter a satisfação do cliente, e isso só se faz mantendo em alto nível a qualidade dos serviços. Assim como o processo de higiene e limpeza são importantes, o controle da umidade é fundamental para manter cada quarto aconchegante e convidativo. (Fonte Jefferson Severino)