As ruas históricas de Ouro Preto, em Minas Gerais, testemunharam, no dia 26 de abril, uma jornada de aprendizado enriquecedora para os alunos do Ensino Médio da Escola Líber. Orientados pelos professores Sebastião Ricardo e Paula Soares, os estudantes participaram de um trabalho de campo planejado para unir os conhecimentos teóricos às experiências práticas. Com foco nas disciplinas de História, Sociedade e Mundo do Trabalho, além de Mobilidade Urbana, os alunos tiveram a oportunidade de explorar importantes pontos históricos da cidade.
Os estudantes visitaram museus e igrejas emblemáticas, como a Casa do Conto, o Museu da Inconfidência e o Museu de Arte Sacra, além da Basílica do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, conhecida por sua arquitetura impressionante.
O professor Sebastião Ricardo explicou a importância dessa abordagem pedagógica, ressaltando que "a proposta da Escola Líber é proporcionar aos alunos uma conexão entre teoria e prática, especialmente no campo da História". Segundo ele, o trabalho de campo é fundamental para um aprendizado mais significativo e envolvente.
Para os estudantes, a experiência foi transformadora. Henrique, aluno do 1º ano, destacou como essas atividades "ajudaram a compreender a realidade histórica, desde a vida dos escravizados até os eventos da conjuração mineira". Ana Laura e Kemilly Mayrink, do 2º ano, compartilharam que a viagem proporcionou uma "compreensão mais profunda e interativa" dos conteúdos discutidos em sala de aula.
As alunas do Terceirão Líber, Anna Laura e Thatiany Emerique, reforçaram a relevância de revisitar a história de Ouro Preto. Para elas, essas visitas "não são apenas passeios, mas oportunidades valiosas para o enriquecimento do conhecimento dos alunos".
A jornada a Ouro Preto permitiu que os estudantes conectassem a teoria com a realidade histórica, tornando o aprendizado uma experiência palpável e memorável.
Para a Escola Líber, essa abordagem reforça seu compromisso em proporcionar uma educação inovadora e significativa para seus alunos.