Enfim, está na hora de levantar voo com a retomada do turismo internacional? De fato o mundo gradativamente está abrindo as portas para os Brasil. Sem dúvidas seguimos em ritmo acelerado de vacinações e nosso país ocupa à 4ª posição entre os países que mais aplicaram a segunda dose ou dose única da vacina Covid-19. Dessa forma, cada vez mais países estão aceitando brasileiros com o esquema de vacinação completo. Entretanto, devido ao não funcionamento do CONECTESUS que é uma ferramenta que não funciona direito, estamos travados. No meu app consta apenas a segunda dose tomada. A primeira não consta e a ouvidoria deles é simplesmente caótica e incapaz de solucionar qualquer problema.
Diante disso, uma grande dúvida começa a surgir para os passageiros e consequentemente para os agentes de viagens. Portanto, como emitir os documentos que comprovam a vacinação? Basta a carteirinha? Não, não basta, a não ser que esteja português, inglês… e na língua do país a visitar. Além disso, o Brasil, sempre na contra-mão, o certificado internacional de vacinação emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que muitos estão acostumados por conta da obrigatoriedade de vacinação da Febre Amarela em alguns países – não serve no caso da Covid-19.
Portanto, a melhor solução SERIA, ou pelo menos DEVERIA SER baixar o app CONECTESUS no seu celular. Em seguida, clicar em “Doses Aplicadas” e depois em “Detalhamento” e, por fim, em “Certificado de Vacinação”. No meu CONECSUS sequer há opção de emitir em inglês ou espanhol. Contudo, já entrei em contato com a ouvidoria CONECTESUS. entretanto, e até agora nada foi solucionado. De fato, o funcionalismo público no nosso país, infelizmente, é caótico. Ainda cabe ressaltar que não são apenas os europeus que começaram a abrir as portas para brasileiros com o esquema completo de vacinação. O Canadá, por exemplo, já marcou data para a abertura de suas fronteiras. Países do Caribe, Ásia, Oriente Médio e da própria América do Sul também já flexibilizaram as restrições. Também aceitam brasileiros vacinados a Costa do Marfim, Egito, Equador, Espanha, Finlândia, Islândia, Mali, República Dominicana, Suíça, Tailândia, Ucrânia. Há também os que aceitam somente as vacinas da PFIZER, ASTRA ZENECA E JANSSEN: Anguilla, Alemanha, Bahamas, Catar, Canadá, Costa Rica, França e Irlanda. (Fonte Jeff Severino)