No dia 05 de outubro, o Museu Inimá de Paula realizou a abertura da exposição “Carlos Vergara – Prospectiva”, apenas para convidados e nesta ocasião o artista plástico Carlos Vergara fez o anúncio da sua primeira NFT, título de propriedade digital.
A NFT será lançada e comercializada pela Miintme no dia 20 de outubro, tendo como base uma das obras sobre os trilhos de Santa Teresa, da já consagrada exposição “Prospectiva”. Vergara é o primeiro artista selecionado para integrar de forma exclusiva o grupo de artistas da plataforma.
A mostra, aberta ao público geral no dia 06 de outubro, traz grandes obras do gaúcho radicado no Rio de Janeiro. A ideia é propor um “olhar para fora e para dentro” sendo sensível ao mundo real, mas fiel às percepções de Carlos Vergara.
Vergara busca traduzir para o meio digital a sobreposição de camadas complexas presentes em suas obras físicas. Sempre atento a novos caminhos e possibilidades de expressão, essa releitura presenteia o público com a descoberta de significados e experiências com a inovação tecnológica.
A relação com a tecnologia começou nos anos 60 e se estendeu por toda sua carreira. Novas técnicas, materiais e pensamentos resultaram em um trabalho contemporâneo, carregado pela inovação, mas sem perder a sua identidade.
O resultado do trabalho se revela atualizado em uma era como a nossa, enquanto o DNA poético é perfeitamente captado pela inovação tecnológica, trazendo a certeza que o campo da pintura pode ser expandido.
Para a Miintme a parceria com um artista como o Vergara é bastante significativa, ambos possuem o mesmo espírito inovador. A plataforma desenvolveu a NFT com bastante cuidado e profissionalismo, sempre respeitando o artista e sua obra.
“Vergara sempre esteve na vanguarda dos movimentos artísticos no Brasil, acredito que esse seja um dos motivos para tanta sinergia entre nós. Produzimos a NFT com muito carinho e respeito. É o início de algo único, podem ter certeza”, diz Carlos Campos, Head de marketing da Miintme.