Casa Laboratório realiza série de oficinas em escolas públicas de Caratinga e prepara festival de música, teatro e cinema aberto a toda comunidade no mês de Julho. O Espaço Cultural Casa Laboratório, com sede no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, está realizando, desde fevereiro deste ano, uma série de oficinas de esculturas com materiais recicláveis em escolas públicas de 04 diferentes comunidades do município de Caratinga. As oficinas, coordenadas pelo cenógrafo e arquiteto Joab Sangi, acontecem nas escolas estaduais José Augusto Ferreira, Juarez Canuto de Souza, Feliciano Miguel Abdalla e Sinfrônio Fernandes.
As atividades fazem parte do projeto “Festival Festa na Floresta – Festival de Artes Para Promover Diálogos com as Naturezas” que, além das ações formativas para à juventude caratinguense, irá realizar um festival aberto à comunidade com seis horas de programação cultural com diversas ações artísticas de teatro, música e cinema que acontecerão na praça Cesário Alvin, ação agendada para o dia 01 de Julho, no centro da cidade.
O projeto é uma inciativa que tem como objetivo central instaurar na cidade um debate em torno da preservação de nossos recursos naturais, utilizando as artes como ferramenta de mobilização e promoção de diálogos. Como ressignificar o conceito de lixo na cidade de Caratinga? Como considerar as naturezas vivas presentes na região para a construção de uma cidade comprometida com as vidas nas florestas? O projeto promete uma experiência educativa provocadora em sua programação. Além das atividades nas escolas, monitoradas pelos artista Júlio Art e Ana Paula Faustino, o projeto ofertará uma oficina de ritmos e tambores e um festival de artes integradas para toda comunidade de Caratinga.
A Casa Laboratório, desde 2010, visita regulamente Caratinga com suas produções de teatro e dança. A instituição acredita que esse projeto sela uma parceria de longa data entre o público da cidade e as iniciativas da associação. “A gente visita Caratinga, há anos. Agora estamos executando um projeto, onde estaremos por cinco meses em contato direto com os artistas locais e a comunidade. Isso fortalece e legitima os laços que construímos com a cidade!” Diz o diretor geral, João Carlos Cardoso.
O projeto é uma realização do Espaço Cultural Casa Laboratório através do apoio da Fundação Renova por meio do Edital Doce, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caratinga e escolas estaduais da cidade e tem a direção artística de Joab Sangi; Produção Executiva de Diego Martins; Assistência de Produção de Mel de Faria; Coordenação Técnica de Ana Paula Faustino e Coordenação Administrativa de Rodolfo Bello. O público poderá acompanhar a programação e todas atividades do projeto, através do Instagram @casalaboratoriomg
Contato: 31 98662-3522