No último sábado (29/04), ocorreu o Educathon Caratinga na Casa Ziraldo de Cultura. O evento é um projeto piloto do Instituto Aaron Swartz em parceria com o projeto “Sombra e Água Fresca”, mantido pela Associação Ebenézer de Ação Social e Cultural, que atua em Caratinga há 13 anos.
Por sua vez, o Instituto Aaron Swartz visa promover oportunidades de aprendizado sobre programação e acesso à tecnologia e informação, fomentando o desenvolvimento de uma comunidade interessada em inovação, ciência, cultura, tecnologia, criatividade, artes, disseminação do conhecimento e compartilhamento livre de informação.
Na esteira desse movimento, o Educathon Caratinga é focado na divulgação da cultura “faça você mesmo (Maker)” e “mão na massa”, com ênfase na robótica educacional livre, sendo um segmento importante no movimento Maker, pois é uma ferramenta pedagógica para que os alunos, ao projetar, coloquem em prática os conhecimentos de diferentes áreas.
Na ocasião, vinte alunos foram selecionados para participar da maratona de tecnologia. As crianças realizaram atividades como programação desplugada, caça ao tesouro e robótica e foram apresentadas aos conceitos iniciais de criptografia por meio da Cifra de César.
O Instituto Aaron Swartz é uma organização que incentiva o uso de tecnologias livres para que as pessoas façam suas próprias coisas, sendo responsáveis pela manutenção, conserto ou até mesmo pela invenção de algo novo.
Dessa forma, o objetivo deste projeto é expor aos alunos uma prática pedagógica significativa, envolvente e que lhes possibilite atribuir outro sentido à escola e ao currículo. Além disso, introduzir e ampliar o conhecimento sobre robótica, elaborando construções, levantando e testando hipóteses, aguçando a curiosidade, trabalhando com a resolução de problemas e estimulando a criatividade e inventividade, a partir de um trabalho colaborativo entre equipes.
Nesse sentido, muito mais que contribuir para que nossas crianças aprendam a manusear aparelhos tecnológicos, trabalhamos para que elas aprendam que as tecnologias são criações humanas e, portanto, podem e devem ser construídas, desconstruídas e modificadas, sendo essa uma forma de liberdade.
Os benefícios da robótica são: estimular o raciocínio lógico, melhorar o desempenho escolar, fortalecer o espírito de equipe, fomentar a criatividade e estar mais conectado com o mercado de trabalho e geração de renda no futuro.
Na última fase do projeto, as crianças utilizarão placas eletrônicas de controle, como Arduino e Raspberry Pi, que permitem que muitas pessoas aprendam a programar e construir, mesmo sem possuir formação relacionada à tecnologia, eletrônica ou automação.