Praticamente todos os meses são relacionados a alguma causa específica, e então existem diversas ações a esse respeito durante todos os dias do mês ao redor do mundo. Aconteceu recentemente com o Setembro Amarelo (Prevenção do Suicídio), Outubro Rosa (Combate ao Câncer de Mama) e agora entramos em novembro, e com ele começam a aparecer as ações do Novembro Azul.
Ao contrário do Outubro Rosa, que pode envolver tanto homens quanto mulheres, o Novembro Azul é direcionado exclusivamente para a saúde masculina, com maior foco no câncer de próstata — a segunda causa de morte por câncer no Brasil —, muitas vezes ignorado ou desconhecido por muitos homens que sofrem com ele.
Inclusive, por isso, as campanhas são às vezes mais voltadas à conscientização do que ao combate em si, já que a doença é silenciosa e o diagnóstico precoce pode salvar a vida de muitos homens.
Se compararmos com outros movimentos de conscientização e combate como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, o Novembro Azul é recente, principalmente no Brasil.
Tudo começou na Austrália, em 2003. Luke Slattery e Travis Garone eram dois amigos que moravam em Melbourne e decidiram, enquanto tomavam uma cerveja em um pub, que o bigode tinha saído de moda e não deveria. Por isso, eles deixariam o deles crescer para trazer o sucesso de volta. Nessa conversa, então, eles lembraram que a mãe de um amigo deles estava buscando fundos para uma campanha de combate ao câncer de mama. Aí eles tiveram a ideia de relacionar toda essa ideia do bigode com a saúde masculina e a conscientização a esse respeito. A primeira ação deles foi deixar o bigode crescer. Como o dia 17 de novembro já é conhecido por ser o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, foi nesse mês que eles decidiram fazer isso. Os dois divulgaram o conceito e conseguiram mais 30 pessoas para participar com eles. Todos deixando crescer os bigodões e levando o movimento para a frente no boca a boca. Assim, mais gente se interessava e, no mês seguinte, os “fundadores” formalizaram isso em uma fundação: a Movember Foundation.
O câncer de próstata, quando descoberto em seus primeiros estágios, tem 90% de chance de cura. Entretanto, se diagnosticado de maneira tardia, isso diminui exponencialmente.
Para que a doença seja confirmada é necessário fazer o exame de toque, principalmente após os 40 anos, sendo que aos 50 a chance de contrair a doença é ainda maior. Aí mora um problema que vai muito além da questão de saúde e envolve a mentalidade, as crenças e os resíduos de uma criação feita em um mundo centrado no masculino.
Enquanto no Outubro Rosa o autoexame, as mamografias e todas as formas de diagnóstico são compartilhadas e revistas pelas mulheres, no caso dos homens há um tabu em torno do exame de toque, devido à maneira como é feito. Por isso, muitos simplesmente se recusam a realizar o procedimento, impedindo um diagnóstico precoce. Como já mencionamos, essa atitude negligente reduz muito as chances de cura.
Um dos principais problemas aqui é a falta de informação. Diversos homens dizem que não irão fazer o exame porque não sentem nada. Entretanto, o câncer de próstata é silencioso e demora para apresentar os primeiros sintomas, que surgem só em um estágio mais preocupante. Portanto, temos um cenário em que, por puro preconceito, muitos rapazes e senhores falecem vítimas da doença somente porque não quiseram fazer o exame quando deveriam.
Isso traz à tona um problema muito maior do que a doença em si. É preciso conscientizar. Deixar claro que o procedimento não envolve orientação sexual, dor ou piadas, mas sim uma questão crucial de saúde. Diante disso, é primordial que as ações do Novembro Azul saiam do escopo do câncer em si, e atinjam amplamente o modo de pensar de todos os homens. É evidente a necessidade de reforçar que o exame de toque é muito importante para a vida de todos, e que a saúde deve ser priorizada sempre, independentemente de credo, orientação sexual, identidade de gênero e qualquer outro aspecto.
Estamos sempre inovando e acompanhando o mercado tecnológico para facilitar e agregar na vida de cada um de nossos assinantes, fiquem ligados que vem muitas novidades por aí!
Confira nosso vídeo do Super Saúde em nossas redes sociais sobre o Novembro Azul, no nosso canal do Youtube e em nosso site.
A Super Cabo é Multi! É Completa! É do seu jeito!