Os antigos moradores de Caratinga contam que a atual Praça Cesário Alvim, localizada nas Terras de São João, recebia o nome de Largo da Barreira, pois, ali existia uma mina, cuja água tinha a propriedade de mineral por ser tão limpa e de gosto agradável.
Antigamente, ali funcionava aos domingos um campo de futebol, onde os craques José Bomfim, José Prata e muitos outros atletas exibiam suas técnicas e seu talentos, onde os jovens da época usavam para o divertimento.
Mais tarde foi edificado o belíssimo jardim, que visto do alto observa-se o formato de um cálice, ou mesmo passando por dentro nota-se o traçado detalhado, que o autor quis homenagear a Catedral de São João Batista, que se encontra ao fundo.
Mas, faltava algum detalhe para que a praça ficasse ainda mais linda, quando surgiu o interesse de uma pessoa de destaque da cidade o Coronel Joaquim Monteiro de Abreu, que em 1906 fez o plantio das imponentes Palmeiras Imperiais nas Terras de São João, em volta de toda a praça.
O jardim era cercado de hibiscos (em frente à Escola Estadual Princesa Isabel) e do outro lado ( em frente ao Palácio Episcopal) de cipreste. Em uma de suas saídas, o jardim recebia o nome de “Ilha dos Amores” (em frente ao Ed. Silva Araújo) onde os jovens enamorados falavam e trocavam as juras de amor. No quadrado como era chamado ( em volta do jardim) os namorados se encontravam e passeavam.
Na poesia do Padre Dr. José Rocha de Castro, autor da letra do Hino Oficial de Caratinga, ele exalta e engrandece o jardim e as palmeiras, expressando assim:
” No teu lindo jardim das palmeiras,
O mais belo e o mais vasto do Estado
Ergue a torre gracil Catedral,
De tua Fé testemunho sagrado.
Cantam melros nas altas palmeiras,
Na alma fresca da azul madrugada
Negras flautas de pena, que entoam
Melodias a ti, terra amada.”.
No topo de nossas majestosas Palmeiras Imperiais plantadas nas Terras de São João parecem lanças direcionadas ao firmamento , como se fossem bandeiras da paz, pois, a cor verde de suas folhas mostram que em nossa cidade evocamos esperança, amor e fraternidade.
Que São João Batista, Padroeiro da Diocese, da Cidade, do Município e da Comarca de Caratinga, do alto da torre da Catedral de São João Batista, interceda por todos os seus habitantes revolucionando os nossos corações para que possamos transformar o mundo em mais justo e fraterno.
Dora Bomfim Pereira do Vale