A mistura de ritmos, estilos e cores que marcam a diversidade do Carnaval de Belo Horizonte é o enredo que guia o desfile do bloco “Quando Come Se Lambuza” em 2025. Com o tema “O Carnaval tem todos os ritmos. Só você tem o seu”, um dos maiores blocos de carnaval do Brasil convida o folião a celebrar a si mesmo, transformando a Avenida Afonso Pena em um palco de autoaceitação.
O desfile acontece no sábado de carnaval (1/3), e, para o folião aproveitar todos os minutos da melhor festa do ano, a concentração é cedo, a partir das 9h da manhã, na Avenida Afonso Pena, 546 (entre a Avenida Amazonas e a Rua São Paulo). O cortejo do “Quando Como Se Lambuza” inicia às 10h, e a promessa é de transformar uma das maiores avenidas de BH em uma grande passarela para celebrar a autenticidade de ser quem é, levando o melhor da “Música Pra Pular Brasileira” para uma multidão de apaixonados pela folia.
Este ano, o manifesto do bloco destaca a importância de abraçar o ritmo e a essência de cada um. “Nosso desfile é um convite para que todos ocupem as ruas sendo quem são, sem moldes e padrões. Em uma sociedade cada vez mais padronizada, sustentada pela comparação entre indivíduos, o recado que queremos dar é sobre a potência e beleza única existente em cada um de nós. Somos únicos”, afirma o produtor Christiano Ottoni.
Desde sua criação em 2014, o “Quando Come Se Lambuza” carrega a proposta de resgatar o espírito jovem do carnaval de Belo Horizonte, onde juventude é entendida como atitude e comportamento. Combinando músicas que atravessam gêneros e gerações, o bloco acolhe todos os tipos de foliões.
O tema deste ano, focado na autenticidade, reforça a identidade do bloco como um espaço de liberdade. “Queremos que cada pessoa que venha ao desfile sinta que o seu ritmo e a sua história têm lugar aqui. Esse é o momento de florescer, de cuidar do próprio jardim e de celebrar o brilho único de cada um”, destaca o fundador e mestre de bateria, André Álvares “Melado”.
O desfile deste ano promete um repertório vibrante, passando pelo axé, funk, pop, sertanejo e pagode, com arranjos que destacam a riqueza musical do Brasil.
Ensaios e preparativos
Os preparativos já começaram! Os ensaios da bateria acontecem todas às quartas-feiras, no Galpão 54 (Rua. Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha). Para quem quiser entrar no clima antes do grande dia, é uma oportunidade imperdível de sentir a energia contagiante do bloco e conferir os ritmos que vão embalar o Carnaval.
A produção e realização dos eventos do bloco fica a cargo da Toada Produtora, que garante a estrutura necessária para que cada momento seja único e inesquecível.
História e impacto
Ao longo dos anos, o “Quando Come Se Lambuza” cresceu de um encontro entre amigos para um dos maiores blocos de carnaval do Brasil, arrastando multidões pelas ruas de BH. Em 2024, foram mais de 500 mil foliões presentes no desfile, consolidando o bloco como um dos mais aguardados da festa. Este ano, a promessa é de superar expectativas, com surpresas que garantem emocionar e envolver ainda mais o público.
Serviço – Desfile de Carnaval “Quando Come Se Lambuza”
Data: 01 de março de 2025 (sábado de Carnaval) Concentração: 9h Local: Avenida Afonso Pena, 546 (entre Avenida Amazonas e Rua São Paulo) Saída do bloco: 10h Encerramento: 15h
Ensaios Data: Todas às quartas-feiras (até 26/2) Local: Galpão 54 (Rua Francisco Soucasseaux, 54 – Lagoinha) Horário: 18:30
Foto Felipe Costa