A suspensão temporária das aulas presenciais é uma forma de contribuir com o isolamento social indicado pela OMS durante o período de pandemia. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Caratinga implantou, nesta segunda-feira, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais e o Regime de Teletrabalho nas Instituições Municipais de Ensino, em consonância com as orientações dos órgãos competentes.
O Regime Especial de Atividades Não Presenciais constitui-se de procedimentos específicos, meios e formas de organização das atividades escolares obrigatórias destinadas ao cumprimento das horas letivas legalmente estabelecidas, a fim de garantir a aprendizagem dos estudantes e cumprir Propostas Pedagógicas, nos níveis e modalidades de ensino oferecidas pelas escolas municipais.
No Regime de Teletrabalho, o servidor público executará parte ou totalidade de suas atribuições fora das dependências das instituições.
Para implementação do Regime Especial de Atividades Não Presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Caratinga elaborou o Plano de Estudo Tutorado (PET) que será entregue aos pais ou responsáveis dos alunos da Educação Infantil (1º e 2º Período),do Ensino Fundamental I e do EJA, pela internet ou impresso, na escola ou nos pontos de embarque e desembarque para os alunos da zona rural, de acordo com a logística organizada pela diretora, garantindo o distanciamento social e adotando todas as medidas de segurança indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para as crianças da Educação Infantil matriculadas nos CEIMs – Centros Municipais de Educação de Caratinga (Creche), o Regime Especial de Atividades Não Presenciais, será por meio do uso das TICs (Tecnologias da Comunicação), com o objetivo de manter o vínculo afetivo entre os servidores e as mesmas. Serão encaminhadas histórias, músicas e outras sugestões de cunho pedagógico para os pais ou responsáveis executarem com seus filhos sem caráter obrigatório para os mesmos.
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Caratinga disponibilizou a plataforma digital “Caratinga Educa” para acesso livre, de todos os servidores, alunos, pais ou responsáveis, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sem caráter obrigatório, com o objetivo de oferecer mais um suporte. Nela encontra-se conteúdo pedagógico, como jogos interativos, vídeos, poemas, teatros, histórias, músicas e os PETs.