Em meio a isolamento social devido ao Coronavírus, com fechamento do comércio, em especial as academias e boxes, muito tem se ouvido falar em Treino em Casa como forma de se manter ativo fisicamente. Assim, muitas pessoas que já vinham mantendo uma rotina regular de exercícios físicos se viram na obrigação de adotar esse método para seguir os objetivos e até mesmo quem não tinha um bom nível atividades físicas ou sedentário, por influência das mídias sociais ou de terceiro começaram ou pretendem começar a treinar. Mas será que isso é realmente interessante? É seguro?
Para responder a isso vamos fazer essa análise por 2 caminhos distintos. O primeiro, seria responder pensando apenas nas pessoas que já mantinham uma rotina regular de exercícios físicos focados em algum objetivo de aptidão física, estético ou saúde. Esse grupo poderia desfrutar dos benefícios dos treinos feitos em casa, até por que, se já estão habituados e se estiverem sendo supervisionados por profissionais de Educação física as chances de sucesso e segurança desse modelo é bem expressiva.
O segundo, seria aquelas pessoas que não estariam engajadas em alguma prática de exercícios físicos e que de repente começam a copiar atividades de outras pessoas sem se quer saber o que querem e onde pretendem chegar. Nesta situação algumas coisas precisarão estar bem esclarecidas.
O que muita gente não sabe é a diferença conceitual e prática entre atividade física e exercício físico, não compreender isso seria um grande problema quando associamos a palavra “treino”.
Fazer atividade física é interessante para todos, é livre, não precisa de orientação até porque esse termo se aplica quando vamos ao mercado caminhando, quando arrumamos nossa casa ou quando cuidamos do nosso jardim, pois são atividades sem qualquer controle, mas são recomendadas porque gastam energia acumulada é isso já seria muito interessante principalmente que não quer engordar.
Por outro lado, quando falamos em “treinar” seja em casa, academia ou qualquer outro lugar, o termo Exercícios Físicos passa ser o ideal. Quando treinamos estamos querendo melhorar algum aspecto físico e neste cenário a figura do profissional de Educação Física é presença obrigatória, pois este fará uma estruturação dos treinos baseando em objetivos e necessidades bem definidos, qual tipo de exercício certo para cada pessoa respeitando seu estado clínico, qual a intensidade, quanto tempo durará a sessão, além de supervisionar, mesmo que seja por vídeo a distância neste momento, a execução correta do exercício.
Para o público ativo, os treinos seguirão planos alinhados com os objetivos que já vinham desde antes da pandemia, mas para os novatos fazer treinos por conta própria sem a orientação profissional pode ser perigoso para saúde porque o maior risco, por falta de um acompanhamento seria fazer o exercício mal executado ocasionando uma série de desvantagens.
Então respondendo à pergunta se isso seria realmente interessante é seguro, a melhor resposta seria, se for exercício físico, se o treino e objetivo forem bem definidos, se for com a orientação de um profissional de Educação Física. Não perca tempo! Por Amarildo Cesar – Professor de Bioquímica, Fisiologia do Exercício, Musculação e Ginastica de Academia.
Pensando nisso o box CrossFit Caratinga esta montando treinos para os seus alunos praticarem em casa e não perder a forma neste período de isolamento social, a orientação vem através de vídeos explicativos montado pelo head coach Arnaldo Junior que cuidadosamente explica os exercícios a serem feitos no dia. Os alunos aprovaram a ideia e mantem o treinando mesmo a distancia. Confira alguns momentos!