Em tempo de coronavirus é bom estar com a imunidade em dia e listamos os principais nutrientes para ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico. Consumir alimentos naturais é importante, já que eles possuem um alto valor de nutrientes por conter vitaminas e minerais, além de funções oxidantes e anti-inflamatórias, que favorecem positivamente a saúde, e consequentemente, o sistema imunológico. Os principais nutrientes que auxiliam na saúde do sistema imunológico são: Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Ácido fólico, Carotenoides, Zinco, Selênio. A quantidade de ingestão recomendada varia de acordo com as características de cada pessoa. No entanto, os especialistas sugerem a ingestão de frutas diárias, de 3 a 5 porções de 100 gramas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda consumo de, no mínimo, 400 gramas de frutas, verduras e legumes diariamente.
Vitamina C – limão, tangerina, laranja, acerola, caju, morango e tomate. Além disso, também é possível encontrá-la em vegetais como repolho e em hortaliças como o pimentão.
Carotenoides – damasco, manga, cenoura, abóbora, tomate, frutas vermelhas, brócolis e couve.
Vitamina E – gérmen de trigo, azeite de oliva, abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), gema de ovo e grãos.
Ácido fólico – vegetais verde escuros (agrião, couve e brócolis) e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha).
Zinco – frutos do mar como ostras, caranguejo e lagosta, carnes vermelhas e aves, grãos como lentilha e feijão, sementes, castanhas, leite e derivados.
Selênio – é encontrado em grande quantidade na castanha-do-pará. Porém, se ingerida em grande quantidade pode ser tóxica. A recomendação para ingestão diária é de duas castanhas.